sábado, 17 de janeiro de 2015

VITAMINA D: UMA PROTECAO ESSENCIAL CONTRA VARIOS TIPOS DE CANCER

Chamada em ingles de "Sunshine vitamin" muitas pesquisas tem demonstrado que baixos niveis de vitamina D estao diretamente relacionados a presenca e desenvolvimento de diversos tipos de cancer.
Recentemente, centenas de novos estudos parecem apontar para a suplementacao de vitamina D para a prevencao de alguns tipos de cancer.
Diversos estudos apontam para a suplementacao de vitamina D no tratamento e prevencao primaria de diversos tipos de cancer tais como o cancer de intestino grosso, cancer de prostata e possivelmente cancer de mama.

O mais recente desses estudos acaba de ser publicado pelo Professor Shuji Ojino da famosa Harvard School of Public Health. Segundo o prof. Ojino niveis adequados de vitamina D no organismo podem prevenir o aparecimento de cancer de intestino grosso.

COMO A VITAMINA D AJUDA A PREVENIR O CANCER DE INTESTINO GROSSO

De acordo com os pesquisadores, a suplementacao de vitamina D ajuda a fortalecer o sistema imunologico contra as celulas cancerigenas impedindo dessa maneira a proliferacao do cancer.

O cancer de intestino grosso e atualmente o terceiro tipo de cancer mais comum na America do Norte ( e provavelmente no Brasil) e causa milhares de mortes anualmente.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE VITAMINA D?

Esse ainda permanece um tema polemico pois varios estudos se contradizem quanto ao numero de unidades ideais a serem ingeridas de vitamina D.
No Canada por exemplo, a sugestao das autoridades medicas canadenses e simples: todas as pessoas abaixo de 50 anos de idade: 1000 unidades/dia. Pessoas acima de 50 anos de idade: 2000 unidades/dia.
Porem, alguns estudos feitos em pacientes com outros tipos de cancer tais como o cancer de prostata, pesquisadores acreditam que niveis mais elevados tais como 4000 unidades/dia seria o recomendavel.

E importante lembrar que nao existem estudos de longo prazo com a suplementacao de grandes quantidades de vitamina D e portanto ainda e muito cedo para recomendar sua ingestao em grandes quantidades.
Alguns poucos estudo apontam porem que niveis ate 10.000 unidades/dia de vitamina D sao basicamente seguros e sem toxicidade.

Para quem vive no Canada por exemplo a suplementacao de vitamina D passou a ser parte rotineira das prescricoes medicas. Todos sao aconselhados a receber sua quota diaria de vitamina D.
Em paises como o Brasil onde o sol e abundante, e recomendavel a suplementacao de vitamina D acompanhada por exposicao segura aos raios de sol, os quais estimulam a conversao e ativacao da vitamina D na pele.

Alimentos tais como o leite adicionado com vitamina D, ovos, salmao, atum, bacalhau e sardinha sao tambem otimas fontes naturais de vitamina D.

Nao importa de onde venha a vitamina D devemos todos passar a considerar essa vitamina como parte integrante de nossas vidas. Sua saude agradece.

3 comentários:

  1. Olá!

    Sou médico formado em 2012 e atualmente cursando residência em Clínica Médica. Tenho pesquisando sobre a imigração de médico para o Canadá e o processo é bem trabalhoso e caro. O que mais me incomoda é o fato de você só poder fazer as provas quando de fato imigrar, o que implicaria em trabalhar em algo fora da área médica.

    Existe alguma outra forma de se manter aí na área da Medicina enquanto se realiza os exames necessários de validação? É difícil conseguir fazer residência no Canadá com diploma do Brasil? Existem programas de Fellow para Clínica Médica?

    Pretendo fazer residência em nefrologia, reumatologia ou endocrinologia.

    Aguardo contato. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bill.
      Inelizmente voce esta certo. Nao e possivel ser aceito em uma residencia medica sem ter o visto de residencia permanente. Tambem nao e possivel trabalhar sem licenca medica obtida pelos Colleges of Physicians & Surgeons de cada provincia. Uma solucao porem seria um fellowship, o qual pode ajudar a obter uma licenca medica restrita onde voce pode trabalhar somente no local onde realiza o fellowship.

      Excluir
    2. Pelo que vi é meio complicado mesmo. E você sabe algo a respeito de realizar residência médica no Canadá? É viável com diploma e título de especialista aqui do Brasil?

      Gostaria muito que pudesse me ajudar com algumas informações e deixo disponível aqui um e-mail para contato, caso tenha disponibilidade. Agradeço desde já.

      fellipebill@hotmail.com

      Excluir