sábado, 3 de janeiro de 2015

MUDANCAS NO SISTEMA DE IMIGRACAO CANADENSE PARA 2015

Durante os ultimos anos, o sistema de imigracao canadense vem admitindo cerca de 240.000 novos imigrantes todos os anos. Esses numeros representavam a soma de todas as classes de futuros imigrantes. Porem, como nao existe sistema perfeito, atraves desse sistema ocorreram varias distorcoes no processo de imigracao gerando um enorme numero de processos nao analisados e milhoes de futuros candidatos foram deixados em uma especie de limbo esperando durante varios meses e as vezes anos ate uma resposta oficial sobre seu pedido de imigracao.
Como consequencia desse enorme problema burocratico, o governo canadense modificou as regras para a imigracao, criando um novo sistema chamado "express entry" o qual comecou a valer a partir de primeiro de Janeiro de 2015.

O QUE E O EXPRESS ENTRY?

Atraves da analise de fatores diversos tais como idade, profissao, experiencia de trabalho, dominio das linguas oficiais do Canada( Ingles e Frances), experiencia de trabalho no Canada e principalmente oferta de emprego no Canada os candidatos podem atingir a uma soma de pontos maxima de ate 1200 pontos.

QUAL O PRIMEIRO PASSO?

O processo inicial deve ser feito online atraves do site oficial para imigracao do governo canadense---> Come to Canada

Os candidatos sao entao "rankeados" de acordo com sua pontuacao e apenas os candidatos com ranking mais elevados sao chamados para se candidatarem oficialmente a imigracao para o Canada.
 Segundo os idealizadores desse novo processo de imigracao, os candidatos mais bem rankeados podem realizar todo o processo de imigracao em apenas 6 meses. Porem, para muitos criticos do novo sistema, esse novo processo pode vir a dificultar ainda mais a imigracao para o Canada.

Veja abaixo um video publicado pelo governo canadense o qual explica em poucos minutos como e esse novo processo de imigracao :


Espero que essas informacoes possam ajudar aqueles que pensam em imigrar para o Canada. Lembre-se que nao existem barreiras intransponiveis nem objetivos impossiveis de se conquistar.
Boa sorte e um Feliz 2015 a todos!!

12 comentários:

  1. Boa noite, Dr. Arthur, meu nome é Janine e eu sou aluna do terceiro ano de medicina na UFPI. Já morei no Canadá durante 1 ano, através do programa Ciência sem Fronteiras e tenho o sonho de voltar ao país. Entretanto, não tenho ninguém próximo que partilhe das mesmas intenções e também não encontro muitos blogs, nem relatos na internat sobre a validação do diploma no Canadá! Seu blog está sendo muito importante para mim! Vi que antes mesmo e iniciar o processo de validação, é necessário que já tenhamos o visto de residente permanente ou mesmo a cidadania canadense. Li sobre a possibilidade de tentar um doutorado (de aproximadamente 5 anos) para conseguir tal visto... Gostaria de saber como o senhor fez, se tem alguma sugestão e se conhece alguém que esteja envolvido no processo atualmente. Qualquer ajuda é bem-vinda! Obrigada pela atenção e um 2015 repleto de saúde e amor para o senhor e sua família. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Desculpe a demora em respoder sua mensagem. De acordo com as mudancas na imigracao desde 2015 a chamada experiencia canadense passou a ser fundamental para imigracao. Quando vim em 2005 o processo era baseado apenas na pontuacao ( educacao, idade, experiencia, etc.). Uma sugestao seria fazer um "fellowship" na sua espeicalidade o qual nao necessita de ser residente permanente ainda, e nesse meio tempo voce daria entrada no processo de imigracao. Para fellowship, voce pode contactar os departamentos relacionados a sua area. Alguns fellows sao convidados a permanecer no Canada apos a conclusao do fellowship. Espero ter ajudado

      Excluir
  2. Boa Tarde, Dr. Arthur,

    Só não entendi como o médico vai conseguir uma oferta de emprego sem a residência médica, se justamente para entrar na residência precisa ter o status de residente permanente.....
    Me vi num beco, espero que com saída.....
    Agradeço imensamente se puder nos dar uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Michelle,

      Isso realmente tem sido um problema para muitos a partir das novas mudancas. Uma alternativa seria o "Fellowship" na sua especialidade pois os mesmos sao abertos para medicos formados no exterior mesmo sem o status de residente permanente. Acredito que voce pode encontrar muitas ofertas de Fellowship nos departamentos das universidades canadenses. Alguns medicos tem sido convidados a continuar trabalhando nos departamentos onde fizeram o "fellowship". Espero ter ajudado. Boa sorte.

      Excluir
  3. Oi Dr. Arthur,

    Muito Obrigada pela sua atenção.
    Outra dúvida agora: Posso conseguir o fellow sem ter especialidade aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Oi Dr Arthur.
    Estou aguardando a resposta de um clinical fellow numa área cirurgica e eles me ofereceram também a parte de pesquisa. Tenho as qualificações necessárias no Brasil inclusive o Mestrado. Esse fellow poderia ser uma "porta" para continuar no País?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andrade. Certamente que sim. Sei de alguns medicos brasileiros que vieram para um Fellowship e foram contratados sob uma licenca medica restrita para continuar trabalhando no mesmo local onde fizeram o Fellowship. Boa sorte!

      Excluir
  5. Ola dr Artur.
    Eu e meus amigos estamos querendo sair do pais formar em medicina em uma universidade federal e depois fazer residencia no Canada e morar ai! tem jeito de fazer isso? o que é preciso fazer para conseguir isso? Ha uma prova que voce tem que fazer para sair daqui e ir para o canada? Muito obrigado! e forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ola Maycon. Minha sugestao seria primeiro formar em medicina antes de mais nada. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  7. Pode me explicar oque é esse tal de ''Fellowship'' gostaria de saber já que com esse Express Entry é praticamente obrigatório uma proposta de emprego e já que para fazer residência médica precisa já ser residente permanente no Canadá,Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Eu e meu noivo nos formamos em medicina na federal do Ceará ano passado e pretendemos fazer residência em pediatria no Canadá.
    O primeiro passo seria tentar imigração através do express entry antes mesmo de fazer inscrição para o MCCEE? O site do carms e da imigração me deixaram um pouco confusa com relação ao início do processo.
    Outra dúvida: mesmo que nossa pontuação nas provas seja superior a de um canadense só concorremos com estrangeiros?

    ResponderExcluir
  9. Arthur it has always been a dream to go spend some time in Canada I have been in practice for almost 41 years now and I have not given it up where can I find books to study for the first exam the one I can sit for it here in Brazil thanks

    ResponderExcluir