segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

RESIDENCIA MEDICA NOS EUA X RESIDENCIA MEDICA NO CANADA PARA MEDICOS GRADUADOS EM OUTROS PAISES

Muitas pessoas se perguntam como fazer para vir para o Canada e fazer residencia medica nesse pais. Muitos medicos ( assim como eu) querem aprender e vivenciar outras culturas e aprender medicina sob uma pespectiva diferente da qual estamos acostumados no Brasil.
Infelizmente, muitos medicos brilhantes encontram muitas barreiras que acabam por desestimular seus planos de realizar uma residencia medica em um pais como o Canada.
Nesse "post" gostaria de dividir minha opiniao sobre residencia medica no exterior. Nesse caso, posso apenas falar sobre 2 paises em particular pois pouco sei sobre outros paises tais como Inglaterra, Franca e Australia.
Vou me limitar portanto a comentar sobre os processos de "application" para residencia medica nos EUA e Canada pois sao os paises com os quais estou mais familiarizado com o sistema de residencia medica.

ONDE FAZER RESIDENCIA MEDICA?

Do ponto de vista pratico, minha sugestao seria os EUA em virtude de 2 diferencas fundamentais para quem quer fazer residencia medica no exterior:

1. Restricao quanto ao Status Imigratorio: No Canada somente podem se candidatar a uma vaga de residencia medica medicos que ja tenham imigrado legalmente, ou seja que possuam residencia permanente no Canada. Nos EUA ao contrario, medicos formados no exterior podem concorrer a uma das vagas de residencia medica independente do seu status imigratorio.

2. Porcentagem de Medicos estrangeiros aceitos nos programas de residencia medica.
  De acordo com as mais recentes estatisticas fornecidas pelos servicos de residencia medica canadense (CARMS) e americano (NRMP), as diferencas nos numeros de medicos estrangeiros aceitos em residencia medica nos EUA varia entre 30 a 50% dos candidatos.
No Canada, as estatisticas mais recentes apontam para uma aprovacao de um pouco mais de 10% dos medicos estrangeiros pelos programas de residencia medica.
Essa diferenca em parte se deve ao fato dos EUA possuirem um numero de vagas em residencia medica muito maior que as vagas oferecidas pelo Canada.

E AGORA ONDE POSSO CONSEGUIR MAIS INFORMACOES?

Para quem planeja fazer residencia medica no exterior, o primeiro passo deve ser acessar os websites dos principais orgaos americanos e canadenses responsaveis tanto pela inscricao para a selecao para residencia medica como tambem para a preparacao para os exames necessarios para se qualificarem ao processo seletivo.

CANADA:

http://www.carms.ca/--> Organizacao canadense responsavel pelo processo de selecao para os programas de residencia medica no Canada. Toneladas de informacoes para quem quer fazer residencia medica nesse pais.

EUA:

http://www.nrmp.org/--> Organizacao americana responsavel pelo processo de selecao para os programas de residencia medica nos EUA. Todas as informacoes para quem deseja ir para os EUA.


Alem dessas duas organizacoes, os futuros candidatos a residencia medica no Canada e EUA podem obter informacoes essenciais sobre as provas exigidas pelos 2 paises para uma pre-qualificacao para quem quer fazer residencia em um desses paises:

CANADA:

http://mcc.ca/--> Organizacao canadense responsavel pela administracao dos testes: MCCEE, NAC, MCCQE1, MCCQE2. Esses testes sao obrigatorios para todos os medicos mesmo antes de completarem a residencia medica. Alguns desses testes apenas sao obrigatorios para medicos formados no exterior ( MCCEE, NAC).

EUA:

http://www.ecfmg.org/--> Organizacao americaca responsavel pela administracao/avaliacao de credenciais medicas e certificacao medica atraves de sua organizacao "irma" USMLE http://www.usmle.org/ -->outra organizacao responsavel pela administracao dos testes obrigatorios para quem deseja fazer residencia medica nos EUA ( USMLE step 1, step 2 CK, step 2 CS e Step 3).

E importante lembrar que apesar de mais acessivel a residencia medica nos EUA nao oferece imigracao automatica para os medicos aceitos na residencia medica. Como quase todos os programas nos EUA, os medicos formados no exterior devem retornar para seus paises apos o termino de suas residencias medicas. Porem, apos 2 anos de seu retorno, os medicos que fizeram residencia medica nos EUA podem solicitar oficialmente sua imigracao legal para os EUA.

Espero que esse "post" possa ajudar a esclarecer algumas duvidas e ajudar meus colegas medicos em sua jornada em busca de novos horizontes e conhecimentos para suas carreiras medicas,
Sucesso e sorte para todos.!!


24 comentários:

  1. olá! estou no segundo ano do curso de Medicina e ultimamente tenho pensado muito a respeito de fazer um intercâmbio no Canadá ou na Inglaterra. Às vezes me sinto meio desencorajada, já que muitas pessoas dizem que é muito difícil,etc... mas, como ainda estou no segundo ano, acho que ainda tenho tempo suficiente para me preparar para tal... Quais dicas você me daria sobre por onde começar a me preparar para isso? Você acha que eu já deveria começar a praticar o inglês, principalmente o instrumental? Um intercâmbio de 3-6 meses no país, já depois de formada, antes de tentar a residência seria bom para ir me "acostumando"?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Ola sou médica e gostaria de saber se vc poderia me indica por onde estudar para os testes MCCEE, NAC, MCCQE1, MCCQE2
    Grata Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,

      Acho que voce pode estudar atraves dos seguintes sites:
      http://www.torontonotes.ca/
      http://www.canadaqbank.com/

      Todos 2 me parecem muito bons para iniciar sua preparacao.



      Excluir
    2. Boa Tarde Artur ,trabalho com validaçoes de diplomas medicos aqui na França e minha pergunta é caso vc saiba ,médicos europeus tem acesso direto a ordem no Canada?
      Tenho inclusive clientes brasileiros que

      fazem a validaçao aqui na França ,mas depois pensam de ir pro Quebec ,ja dei uma lida no site da Ordem médica francesa ,mas nao encontrei nada especifico...
      Merci Janine
      mbfortuna73@hotmail.fr

      Excluir
    3. Olá Janine, gostaria de obter algumas informações sobre o processo de validação na França, quanto tempo antes preciso me preparar?
      Atenciosamente Mariana Vilanova
      marianaveronica.vilanova@gmail.com

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber o quão difícil é passar no MCCEE e em uma prova de residência para oftalmologia na University of British Columbia quando comparado a passar em uma das grandes residências daqui. Obrigada, Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,

      Passar no MCCEE e dificil mas somente depende do quanto voce se prepara. O dificil me parece ser admitida na residencia de oftalmologia pois e bastante concorrida e voce somente pode se candidatar pelo CARMS apos se tornar residente permanente no Canada. Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!
      Já estou me dedicando aos estudos para o MCCEE, me preparando para o TOEFL e correndo atrás de mais informações para conseguir o visto de residência permanente, mas como vc disse, o que me preocupa mesmo é esse matching do CaRMS. Você poderia me passar mais informações sobre esse processo? Porque, ao que me parece, eu não vou ter muita opção de especialização e faculdade. Me deu a impressão de que eu só posso ocupar vagas remanescente. É isso mesmo? Porque eu gosto de outros áreas além da oftalmologia, mas eu gostaria de fazer a University of British Columbia em Vancouver.
      Obrigada pela atenção,
      Amanda.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Saludos desde Alemania! http://medicanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho uma dúvida que não quer calar. Os plantões médicos aí no Canadá funcionam da mesma forma que no Brasil? E qual o valor de um plantão? Por exemplo em um hospital grande como o toronto general hospital?
    Seu blog é ótimo parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Douglas. Desculpe a grande demora em responder. Os valores de plantoes aqui no Canada sao muito diversificados. Alguns medicos na emergencia podem fazer $1500-2000 por plantao. Porem lembre que cada hospital e provincia no Canada possui autonomia para regular os valores pagos. Algumas podem pagar mais outras podem pagar menos.
      Saude

      Excluir
  8. Olá Dr. Arthur,

    Por onde o senhor anda? Sentimos falta de suas enriquecedoras postagens.

    ResponderExcluir
  9. Se eu já fiz a residência médica nos EUA e passei por todos os testes dos EUA é obrigatório ter que fazer o MCCQ se eu quiser trabalhar no Canadá ou já basta ter feito os exames nos eua???

    ResponderExcluir
  10. Se eu já fiz a residência médica nos EUA e passei por todos os testes dos EUA é obrigatório ter que fazer o MCCQ se eu quiser trabalhar no Canadá ou já basta ter feito os exames nos eua???

    ResponderExcluir
  11. Depois que eu terminar a residência médica no CAN, tenho que ficar 2 anos no meu país de origem ou isso é só nos EUA?

    ResponderExcluir
  12. Oi gente boa noite tudo bem ? eu queria saber qual a duração de residência em neurocirurgia no eua ?

    ResponderExcluir
  13. O post Est á excelente precisamos de manter a qualidade, felicitações.

    ResponderExcluir
  14. Como se dá a residencia em cirurgia torácica cardiológica e de cirurgia plastica. Duração.Anos. residencia em geral como pré-requisito como no Brasil? Número de vagas? Bolsa ou salario. Quem fizer residencia nos eua pode trabalhar no Canadá? E aceita? Grato

    ResponderExcluir