Considerado como um dos maiores responsáveis por milhões de mortes no mundo todo, os diferentes tipos de câncer de uma maneira em geral tem resistido a muitas tentativas de não apenas prolongar a vida, mas quem sabe ate mesmo de eliminar o mesmo da face da terra.
A despeito de algumas vitorias contra alguns tipos de câncer, ainda temos que nos contentar com tratamentos quase tao danosos a saúde quanto o próprio câncer. Isso ocorre porque a maiorias dos tipos de câncer consegue resistir aos medicamentos, radioterapia e ate mesmo a cirurgias agressivas e mutilantes.
Gracas a Deus, pode ser que esse fato esteja prestes a mudar. Um recente e importante estudo publicado hoje no famoso "Proceedings of the National Academy of Sciences" pode ser o inicio de uma revolucao na forma como tratamos os diversos tipos de câncer.
Liderados pelo Biólogo Irving Weissman da Prestigiada Stanford University School of Medicine (EUA), um pesquisa iniciada em camundongos demonstrou uma maneira totalmente inovadora de combater os vários tipos de câncer.
CONHEÇA O CD47
Weissman e seus pesquisadores identificaram um tipo de proteína chamada CD47, a qual parece enganar o sistema imunológico de pacientes portadores de câncer.
Em um situacao normal, nosso corpo reage a ataques de vírus, bactérias e qualquer potencial inimigo ativando um verdadeiro exercito de celulas e proteínas que tem como principal objetivo atacar e destruir os inimigos de nosso corpo.
Porem, as celulas de tumores cancerígenos possuem a habilidade de enganar nosso sistema imunológico fazendo com que o mesmo não reconheça esses tumores como inimigos e portanto não ataque os mesmos. Isso ocorre porque as celulas cancerígenas são capazes de produzir uma proteína chamada CD47. Essa proteína quando secretada em grandes quantidades, faz com que as celulas do sistema imunológico não ataquem as celulas dos tumores.
A POSSÍVEL SOLUCAO NO MELHOR ESTILO "VINGANÇA DOS NERDS"
Apos a constatacao de que as celulas tumorais conseguiam enganar o sistema imunológico,Weissman e seu time partiram para uma solucao tao engenhosa quanto simples: anticorpos contra a proteina CD47.
Dessa maneira, as celulas dos tumores não podiam mais enganar o sistema de defesa imunológico foram então atacadas pelo mesmo e suas celulas destruídas rapidamente.
Como consequencia, quase todos os tipos de tumores apresentaram uma regressão acentuada em seu tamanho e também no numero de celulas cancerígenas.
E importante lembrar que esses estudos começaram ha mais de 10 anos com pesquisas com celulas de leucemia e linfoma. Porem, a evolucao de suas pesquisas demonstraram que todos os tipos de câncer produzem a famigerada CD47.
Recentemente, Weissman e sua equipe conseguiram provar em cobaias (camundongos) que todos os tipos de câncer responderam com diminuicao no tamanho dos tumores e em certos casos ate com a eliminacao total do câncer.
O QUE ESPERAR NO FUTURO?
Como consequencia direta dos resultados preliminares, Weissman e seu time receberam uma verba de cerca de 20 milhões de dólares (compare esse valor com as quantias gastas em outras atividades...Petrobras por exemplo...) para a próxima fase das pesquisas que certamente irão potencialmente envolver testes em seres humanos. E importante lembrar que apesar de extremamente positivos, os resultados obtidos ate agora ainda não foram validados em pessoas e portanto ainda não sabemos quando poderemos de fato comemorar uma vitoria.
O que sei entretanto e que podemos estar muito próximos de um dos mais significativos eventos na historia da medicina. E quando isso acontecer, vou ficar certamente muito feliz de lembrar que fui um dos primeiros a compartilhar essa noticia.
Saúde e paz a todos!!
Oi. Como está a pesquisa hoje?
ResponderExcluire hoje??
ResponderExcluirEstou com um tumor de reto,como faço p adquirir este remedio
ResponderExcluirInfelizmente ainda estão sendo feitas pesquisas mas não e possível ainda encontrar esse tipo de tratamento em nenhum hospital/universidade.
ResponderExcluirComo esta a pesquisa hj?
ResponderExcluirola Dr ainda responde sobre esse assunto ?
ResponderExcluirola Dr ainda responde sobre esse assunto ?
ResponderExcluirBoa noite Dr,...
ResponderExcluirGostaria de saber como esta o andamento da pesquisa.
Se puder me responder por e-mail, ficarei agradecido pelo mesmo.
E-mail: bonisroses@hotmail.com
Att Boni's Kalil