domingo, 1 de novembro de 2015

PASSOS BASICOS PARA MEDICOS QUE DESEJAM TRABALHAR NO CANADA

Ao longo dos anos, o Canada recebeu muitos medicos formados no exterior. Recentemente infelizmente, mudanças nas regras de imigração do governo canadense vem criando uma serie de obstáculos  para quem deseja vir trabalhar como medico no Canada
Tenho recebido muitos emails perguntando como vir para o Canada para fazer residencia e /ou para trabalhar como medico.
Por isso, espero que essa postagem ajude a esclarecer essa duvida para quem deseja vir para ca.

TRABALHAR COMO MEDICO NO CANADA

Devido as recentes mudanças na política de imigração do governo canadense, medicos formados no exterior apenas podem trabalhar como medico apos imigrarem legalmente e receberem o visto de residente permanente.
Esse processo leva entre 1-2 anos e segue os mesmos tramites que as demais profissões. Especula-se que com a mudança no poder apos as recentes eleições no parlamento canadense novas mudancas estejam por vir. Ate onde tenho conhecimento, a imigração para medicos formados no exterior não parece estar sendo fácil pois as atuais regras de imigracao exigem muitos pontos para se conseguir o visto de residente permanente.
 O site do governo canadense sobre imigração inclusive possui um teste online para se ter uma ideia do numero de pontos necessários para a imigração. ( www.cic.gc.ca ).

FAZER RESIDENCIA MEDICA NO CANADA

Apenas podem fazer residencia medica no Canada medicos que ja sejam residentes permanentes. Isso significa que apenas apos conseguir a imigração e possuir o visto de residente permanente e que os medicos formados no exterior podem tentar uma vaga no concorrido sistema de residencia medica canadense.
O CARMS ( www.carms.ca ), que e o orgao responsavel por administrar todo o sistema de selecao para vagas de residencias e um otimo lugar para se obter mais informações sobre esse processo seletivo.

FAZER FELLOWSHIP NO CANADA

Na minha opiniao fazer um fellowship( sub-especialidade ou especialidade) na area na qual o medico ja possui uma formação  e a forma mais pratica e objetiva de vir para o Canada como medico. Muitos colegas medicos brasileiros vieram para ca para fazer um Fellowship e ao termino do mesmo conseguiram um emprego como Assistant Professor e uma licença medica (ainda que restrita) a qual possibilita trabalhar no Canada em um único local, por vários anos.
Vantagens: Apos o fellowship, muitos medicos solicitaram a imigração e isso facilitou muito o processo. Outra vantagem: muitos medicos no fellowship não necessitaram fazer todas as provas do Medical Council of Canada( MCC - www.mcc.ca ) para conseguirem uma licença medica restrita.
Desvantagens: Nem todos os medicos recebem oferta de emprego ao termino do fellowship.
Outra desvantagem: a licenca medica restrita tem duração de alguns anos somente e caso a instituicao responsável pela contratação não deseje renovar o contrato de trabalho o medico tem que retornar ao pais de origem independente de quantos anos morou no Canada.


Apesar de todos os senões, a realização de um Fellowship me parece ser na atual situação o caminho mais sensato para quem busca vir para o Canada para trabalhar como medico.

ONDE CONSEGUIR INFORMACOES SOBRE FELLOWSHIP

Quase todas as universidades e hospitais canadenses oferecem algum tipo de fellowship. A provincia de Ontario por ser a mais populosa e também a que mais oferece vagas para fellowship. Porem e possível procurar com a ajuda da internet em varias outras províncias no Canada.
Portanto, maos a obra e boa sorte em seu plano de vir para o Canada. Alguém muito famoso disse uma vez " Se voce pode sonhar voce pode fazer". Faca então um bom futuro para voce e sua família !

18 comentários:

  1. Boa noite querido! Esse fellowship é remunerado? quanto mensal? Obrigada pelas informaçoes

    ResponderExcluir
  2. Olá sou o.marco, sou formado há 13 anos e tenho 2 resistências médicas a primeira em pediatria há 11 anos e a,segunda em medicina de família e comunidade há 3 anos. Sou preceptor em MFC pela ufpr.teria muito interesse em ir para o Canadá trabalhar. Qual seria minha chance e como deveria proceder para tal?

    ResponderExcluir
  3. Idem ao colega anterior. Sou médico de família formado há 15 anos com residência nessa área. Qual a forma mais viável de permanência definitiva coma família?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aos colegas que estão perguntando, a maioria dos fellows de Ontário pagam 100.000 CAD bruto por ano, o que dá algo em torno de 5-6 mil CAD mensais líquido. O processo é longo e burocrático. Comecei a prestar faz um ano e meio e começarei meu fellow em Toronto em marco/2017. É trabalhoso, mas acho que vale a pena. O mais difícil, na minha opinião, é passar no fellow. Depois é muita burocracia, mas com determinação e persistência da pra encaminhar a documentação toda... Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Filipe santos, sou estudante de medicina e tenho interesse em ir para o canada. Como funciona esse fellow? Vc escolhe sua residencia ? Como eu fico sabendo os detalhes ? Obrigada, Paola

      Excluir
    2. Dr Filipe meu filho é engenheiro e está com a família em Toronto. A filha dele de 11 anos apresentou vermelhidões por tudo o corpo. O atendimento é medicamentos estão nos preocupando. Como poderíamos entrar em contato com um médico que fale português e more em Toronto.

      Excluir
    3. Meu e mail mcsnobrega@gmail.com

      Excluir
    4. Meu e mail mcsnobrega@gmail.com

      Excluir
    5. Dr Filipe meu filho é engenheiro e está com a família em Toronto. A filha dele de 11 anos apresentou vermelhidões por tudo o corpo. O atendimento é medicamentos estão nos preocupando. Como poderíamos entrar em contato com um médico que fale português e more em Toronto.

      Excluir
  6. Como achar um médico falando português em Toronto? Meu filho está morando aí é precisamos muito para ver minha neta de 1q anos.

    ResponderExcluir
  7. Como achar um médico falando português em Toronto? Meu filho está morando aí é precisamos muito para ver minha neta de 1q anos.

    ResponderExcluir
  8. Por favor entre em contato conosco
    mcsnobrega@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Por favor entre em contato conosco
    mcsnobrega@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia colega tudo bem ! Estou iniciando o meu processo de imigração para o Canadá ! Inicialmente irei validar o diploma que consiste no MCCEE NAC MCCQE fase 1 e fase 2 , quais seriam as ordens de provas , posso realizá-las no brasil ? na fase 2 do MCCQ os 12 meses de pós graduação na área da saúde seria o diploma de medicina , ou seja , o que é o NAC .
    Na verdade irei tentar o processo de imigração federal , o que terei tempo para planejar reservas financeiras , obter provas de proficiência notadamente em francês além do inglês ( IELTS ) e, validação do diploma e recebendo PR neste tempo . Outro fato é que há a possibilidade do PEC estudo , caso eu não consiga de imediato entrar na residência eu ou minha esposa realizar o college até mesmo para cobrir os custos quando nós começarmos a morar no Canadá.
    Nosso objetivo é morar na provincia do Quebec de preferencia em Montreal . Você poderia passar seu imail para outras dúvidas !

    ResponderExcluir
  11. Estou a procura de uma médica residente que trabalha em algum hospital em Quebec, se alguem puder me ajudar a encontrala me contate pelo e-mail evaldoleal@hotmail.com Seu nome é Deborah Catherine Cantatto, é brasileira e segundo oque soube estaria fazendo residencia em Quebec.

    ResponderExcluir