sábado, 7 de novembro de 2015

FELLOWSHIPS DISPONIVEIS NA UNIVERSIDADE DE TORONTO 2016-2017

Seguindo a mesma linha de raciocínio do post anterior, os diversos tipos de fellowships são como disse antes, a melhor e a mais rápida opção para vir para o Canada para trabalhar na área medica.

O QUE SAO FELLOWSHIPS:

Os fellowships sao como uma especializacao, ou seja, apos haver concluído uma residência em uma determinada área, medicina interna por exemplo, um medico com grande interesse em endocrinologia  pode optar por um fellowship em endocrinologia como maneira de se especializar em doenças metabólicas.
Nesse contexto, os fellowships podem ser didaticamente divididos em clinical fellowships and research fellowships.

CLINICAL FELLOWSHIPS:

Sao as chamadas especializações ou sub-especializacoes. Sao oferecidos tradicionalmente por hospitais ligados a universidades. Exigem residência medica previa e geralmente oferecem compensação financeira ( salários) entre Can$ 40.000-75.000/anuais.
Muitos médicos brasileiros tem vindo para o Canada através desses fellowships. Alguns são convidados apos o termino dos mesmos a permanecer nas mesmas instituições onde realizaram seu fellowship na posição de Assistant Professors.

PROS: Menores exigencias sob o ponto de vista legal por parte das autoridades medicas canadenses para expedir licencas provisórias/restritas (CRM canadense).

CONS: Licencas medicas restritas sao como o nome diz muito restritivas e podem ser revogadas a qualquer momento, bastando ser necessário que o órgão patrocinador/empregador tome tal decisão. Alem disso, nem todos que concluem um fellowship recebem ofertas de emprego apos a conclusão dos mesmos.


RESEARCH FELLOWSHIPS:

Sao basicamente especializacoes em áreas cientificas medicas não clinicas, ou seja, nao oferecem pratica medica. Sao direcionadas para quem deseja desenvolver habilidades especificas voltadas para a pesquisa básica nas mais diversas áreas médicas: anatomia, microbiologia, bioquímica, etc.
Research fellows nao recebem nenhum tipo de licença medica, ou seja, não podem exercer a medicina na área clinica.

PROS: muito menos dificuldades do ponto de vista burocrático para se obter um research fellowship. Basta entrar em contato com um professor e uma instituição universitária que esteja oferecendo research fellowship na área que mais lhe interessar.

CONS: nao e possivel trocar para uma licença medica clinica uma vez aceito para um research fellowship. Não e possível por conta desse tipo de fellowship ter nenhum tipo de contato clinico com pacientes.

Veja o link abaixo o qual contem vários fellowships com links direto para os programas e deadlines. Boa sorte !!


http://www.pgme.utoronto.ca/sites/default/files/public/Applicants/2016-2017%20Deadlines%20-%20April%2017%2C%202015.pdf



21 comentários:

  1. Olá.Primeiro agradecer pelas informações de sua postagem.
    Me chamo Franze,sou médico há 5 anos e estou concluindo a especialização em diagnóstico por imagem. Estou decidido a migrar para o Canadá e sei que para atuar como médico preciso do visto .Minha pergunta é: tenho como trabalhar com alguma área correlata aí no Canadá até conseguir mais pontos para imigração? Ouvi falar sobre uma area tecnica de auxiliar de médico.
    Desde já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Acredito que voce pode trabalhar aqui em qualquer area que seja desde que tenha um visto de trabalho ou de residente permanente. Exigem cursos de 1-2 anos para qualquer ocupação ligada a area medica (recepcionista/atendente), etc. Não existe ate onde sei a profissão de de auxiliar de medico. Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá boa noite! Fiquei com uma dúvida. Sendo anestesiologista, penso em fazer fellowship em anestesio ped na universidade de Toronto (já vi q oferecem). Minha dúvida eh se , sendo fellowship nesta Instituição, eu consigo me manter financeiramente trabalhando nesta mesma instituição ou já preciso sair do Brasil com dinheiro para me manter por 1 ano.
    Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações, continue a manter o site atualizado! Muitos Brasileiros estão pensando em migrar para o Canadá e outros locais!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Sou médico há 4 anos. Inicialmente meu planejamento era juntar capital suciciente para fazer minha residência (pretendo até o momento neurocirurgia) e após a residência, fazer um fellowship e assim por diante. Não sei atualmente, com todas essas mudanças políticas do Brasil, se está valendo a pena continuar com isso, ou me submeter a todo o rigor seletivo do Canadá, ou até mudar de área. Na sua opinião, atualmente, existe a real possibilidade de se firmar no Canadá como especialista após meus 5 anos de residência, ou seria mais garantido eu imigrar logo caso eu consiga, e tentar tudo por aí?
    Existe acpossibilidade de trabalhar na assistência pré-hospitalar futuramente ou hospitalar? Ou ficarei "confinado" à medicina da família?
    Muito obrigado pelas respostas de antemão.

    ResponderExcluir
  5. Ola

    Obrigado por sua mensagem.
    Acredito que o primeiro passo para voce seria de fato tentar a imigração. Infelizmente o processo de imigração não e tao fácil mas sem um visto de residente permanente nenhum medico formado no exterior pode infelizmente pensar em trabalhar ou mesmo tentar uma residência medica no Canada. A proposito, Medicina da família exige uma residência e não pode ser exercida por quem se especializa em outra especialidade medica.
    Boa sorte com seus planos,

    Artur

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Artur,

    Sei que esse não é o post mais adequado para minha pergunta, mas o farei por ser o mais atual e, portanto, acredito que visualizará mais rapidamente.
    No Canadá, o Médico de Família quem faz o pré-natal, certo? E na rotina do dia-a-dia, é ele quem também faz os partos?
    Grata pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Excelentes esclarecimentos, sou médico atuo em emergências no atendimento pediátrico e clínico, faço especialização em cardiologia, viajo para o Canadá agora em maio, e tomei conhecimento a pouco tempo sobre Observership, se pudesse me esclarecer como obter essa permissão para acompanhar um profissional por uns dias, ou caso tenha escrito algo sobre o assunto será ótimo ler, obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Ola.
    Estou precisando de um conselho. Meu filho fez intercambio no Canada alguns snos atras e esta na duvida se volta para fazer faculdade de medicina ou se faz no Brasil. Nao quero interferir na decisao dele, mas gostaria de saber se vc esta feliz com a escolha ou acha que ser medico no Brasil vale mais a pena?

    ResponderExcluir
  9. Olá sou o.marco, sou formado há 13 anos e tenho 2 resistências médicas a primeira em pediatria há 11 anos e a,segunda em medicina de família e comunidade há 3 anos. Sou preceptor em MFC pela ufpr.teria muito interesse em ir para o Canadá trabalhar. Qual seria minha chance e como deveria proceder para tal?

    ResponderExcluir
  10. Olá sou o.marco, sou formado há 13 anos e tenho 2 resistências médicas a primeira em pediatria há 11 anos e a,segunda em medicina de família e comunidade há 3 anos. Sou preceptor em MFC pela ufpr.teria muito interesse em ir para o Canadá trabalhar. Qual seria minha chance e como deveria proceder para tal?

    ResponderExcluir
  11. Olá, dr. Artur,

    Por onde anda? Espero que esteja bem.
    Mande notícias. Sentimos falta de seus posts.
    Uma ótima semana !

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dr. Arthur. Sou Acadêmico do décimo período de Medicina e tenho muito interesse em me mudar para o Canadá para atuar como médico.. os Fellowships são direcionados apenas aos médicos que já tem alguma residencia ou especialização?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Ola amigo. Me chamo Guilherme. Sou R3 em otorrino, termino em março 2018. Sabes me dizer, se tem mercado nessa área, aí no Canadá?

    ResponderExcluir
  14. Olá, Dr Arthur; sou pós graduada em cardiologia eu posso tentar o fellowship ou teria que fazer a residencia mesmo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Dr Arthur; sou pós graduada em cardiologia eu posso tentar o fellowship ou teria que fazer a residencia mesmo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Dr Arthur.
    Existe uma idade máxima para fazer o Fellow e fazer prova de especialização?
    Exemplo, com 58 anos é possível ? Sou especialista em cardiologia tenho 44 anos e pretendo me planejar para essa idade.

    ResponderExcluir