sábado, 4 de janeiro de 2014

Primeira postagem

Iniciar um blog sobre minha experiência com a medicina no Canada e a maneira que encontrei de dividir minhas experiências como medico brasileiro que imigrou para o Canada com todas as pessoas que pensam em um dia imigrar, estudar ou trabalhar na área de saúde no Canada.
 Alem disso, pretendo compartilhar e informar todas as mais recentes novidades medicas nesse blog pois sou um avido consumidor de literatura medica, novidades tecnologicas e medicina preventiva em geral.
Acho que o primeiro passo deve ser compartilhar um pouco sobre mim mesmo: formei em 1990 pela Universidade Federal do Para, fiz posgraduacao no Japão de 1993 ate 1995. Desde então trabalhei como medico na bela cidade de Belém do Para, onde e valido dizer, continuo atendendo meus pacientes durante minhas rapidas passagens pela cidade a cada 3-4 meses.
Em 2005, imigrei para o Canada e comecei o processo de revalidacao de meu diploma e de regularizacao da minha licença medica para trabalhar como medico no Canada.
Naquela época, havia uma certa necessidade de médicos da família e especialistas em algumas áreas da medicina.
Apos a conclusão da residencia e apos passar em todas as provas exigidas finalmente obtive minha licença medica.
Atualmente trabalho na cidade de Whitby em uma clinica chamada: MCI the Doctor's Office a qual e dedicada ao atendimento de pacientes em medicina da família e também serviços de urgência ( walk in clinic). Grande local, ótimo ambiente de trabalho com meus colegas médicos e demais colaboradores.
Acho que seria interessante fornecer de maneira resumida em principio, os primeiros passos para você que esta pensando em vir para o Canada. Veja abaixo,os passos basicos para exercer medicina no Canada:

1. Imigrar legalmente e passar alguns exames/testes : MCCEE, MCQE1, MCQE2  que são testes exigidos para todos os médicos canadenses e estrangeiros
2. Se candidatar, ser aprovado no processo seletivo e refazer a residencia medica. Em meu caso escolhi medicina da família por durar menos tempo e por oferecer maior numero de vagas para médicos formados no exterior ou IMG's ( international medical graduates).
3.Para medicos da familia: passar 2 provas do College of Family Physicians Canada, que vem a ser um conjunto de provas escrita e pratica feita por médicos apos a conclusão da residencia em medicina da família para poder obter a licença medica para trabalhar como medico.
4. Obter a licença medica. No meu caso, essa licença medica foi expedida pelo CPSO ( College of Physicians and Surgeons of Ontario), que vem a ser uma especie de CRM da província de Ontário onde moro.
Segue abaixo um link para uma entrevista minha para o site Oitoronto que explica um pouco mais sobre minha trajetoria desde minha chegada ao Canada: Validar o diploma de medico exige persistencia

Para quem tiver mais curiosidade, seguem alguns links interessantes:
Medical Council of Canada---> site do conselho medico do Canada que contem muitas informacoes tanto sobre os testes exigidos ( MCCEE/MCQEI/II) como também sobre informacoes para médicos formados no exterior ( IMG's).
Canadian Resident Matching Service---> site do Serviço canadense de residencia medica nacional. Local onde você encontra informacoes sobre o numero de vagas por especialidade, por universidade, etc, alem de muitas informacoes sobre o processo de candidatura, etc.
The College of Family Physicians of Canada--> site da Sociedade Canadense de medicina da familia. No Canada, medicos da familia sao treinados para prover atendimento medico para criancas, incluindo recem nascidos, adultos, idosos e gestantes. Na verdade, somente apos avaliacao por seu medico de familia  e que pacientes sao encaminhados para especialistas. Isso desonera o custo do atendimento para o sistema de saude publico ja que muitos problemas de saude podem ser solucionados sem a necessidade de encaminhamento para medicos em outras especialidades.
College of Physicians and Surgeons of Ontario--> site do "CRM" da provincia de Ontario que regulamenta o exercicio da medicina na provincia de Ontario. Muitas informacoes interessantes tambem.
Bem, espero ter contribuido um pouco para ajudar a fornecer informacoes para medicos ou estudantes de medicina que estejam  pensando em vir para o Canada.
No próximo posts, vou explicar passo a passo como esta atualmente o processo seletivo alem de outras novidades medicas recém publicas no Canada e Estados Unidos.



13 comentários:

  1. Oi!
    Eu e meu marido somos médicos também, e imigramos em 2012. Atualmente estamos em processo de validação. Parabéns pela sua conquista e seu pioneirismo... não é muito fácil encontrar médicos brasileiros por aqui...
    Adorei a idéia do seu blog... vou continuar sempre lendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me preparando para fazer os passos que vcs fizeram em 2012. Sou intensivista aqui no Brasil. Pati e temps alguma dica. Por favor aguardo resposta. Abraço.

      Excluir
  2. Boa noite!
    Meu nome é Tainara sou médica e tenho muita vontade de ir para o Canadá, para ser residente, estudante e futuramente trabalhar como médica. Mas tenho alguns receios sobre as dificuldades que médicos brasileiros enfrentam no país. É preciso juntar muito dinheiro para estudar no país e poder trabalhar?

    ResponderExcluir
  3. Sobre o exame de sangue que comentei que detecta o sexo do bebe com 9 semanas de gestacao!!!
    http://www.tuasaude.com/exame-de-sangue-para-saber-o-sexo-do-bebe/

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu Blog! Tenho amigos medicos que sempre me perguntam sobre como vir pra ca e trabalhar... Nao fazia ideia da concorrencia, ateh porque sabemos que a falta de medico eh grande! Sorte grande a minha em ter voce como medico de familia!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa de criar o blog e compartilhar sua experiência. Tanto suas postagens sobre sua vivência no Canadá quanto as postagens sobre atualizações na área médica tem sido ótimas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Gostaria de saber se a residencia medica no Canada é remunerada como no Brasil, ou paga. Se possível, por favor divulgar os valores.
    Obrigada!
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela iniciativa, eh muito bom receber informacoes sobre saude diretamente de um medico brasileiro aqui no Canada!

    ResponderExcluir
  8. Ola tudo bem. Tenho 16 anos termino o Ensino Medio ano que vem. Pretendo fazer Biomedicina (4 anos medicina + 4 especialização). A partir dos 18 pretendo ir pro Canada cm meu namorado, compensa eu fazer 4 anos de medicina aqui dps a especialização no Canadá ou eu fazer os 8 anos aqui? Pois assim que eu acabar o Ensino Medio serei pbrigada a infressae na faculdade. Obg

    ResponderExcluir
  9. Ola!!
    voce sabe informar como funciona a residencia em dermatologia?

    para iniciar os testes já é necessário estar imigrado legalmente??

    ResponderExcluir
  10. Ola colega, vc sabe qual é mais fácil, ai em Canada ou nos EUA? ou será que é o mesmo em questão de dificuldade. se vc souber agradeço. Obrigado, Roberto!

    ResponderExcluir
  11. Olá sou médica de família no Brasil e fiz a residência, vc indicaria algum. Material para estudar referente as primeiras avaliaçoes do processo médico canadense? Pelo que entendi terei que refazer a residência de medicina de família no Canadá, agradeço a atenção Renata Vieira

    ResponderExcluir