sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Concorrencia e numero de vagas para residencia medica no Canada para medicos formados no exterior

Muitas pessoas tem me perguntado sobre quais as oportunidades de entrar em uma residencia medica no Canada para medicos formados no exterior.
Vou tentar fornecer algumas informacoes sobre o processo de selecao para residencia medica no Canada para medicos graduados em universidades no exterior.
E interessante lembrar que para os diretores de programa de residencia canadenses, tantos medicos estrangeiros como tambem cidadaos canadenses graduados em universidades no exterior competem pelas mesmas vagas no processo de selecao para residencia medica.
Na teoria somos todos iguais na competicao por vagas para residencia medica. Na pratica nao e dificil imaginar que medicos canadenses, ainda que graduados em universidades no exterior tais como Australia e Reino Unido levam certa vantagem na hora da selecao para vagas na residencia medica.
Os numeros que vou citar sao relativos aos anos de 2008 ( quando entrei na residencia medica), 2009, 2010 e 2011.
Numeros mais atuais podem ser encontrados no site do servico nacional de residencia medica:  www.carms.ca
Para o Carms, medicos formados no exterior sao divididos em 2 sub-categorias: CSA(canadians studying abroad) e IMG's( international medical graduates). Os primeiros sao os canadenses que escolheram estudar medicina em universidades fora do Canada. Os ultimos referem-se a todos os medicos nascidos fora do Canada e graduados em universidades estrangeiras.
Vejamos abaixo algumas estatisticas do Medical Council of Canada ( www.mcc.ca):



                                        CSA                                                 IMG's


AnoSelecionadosNao-Selecionados/TotalSelecionadosNao-Selecionados/Total
2011182291/4731981249/1447
2010183194/3771971223/1420
2009136171/3072561090/1346
20089586/1812581104/1362
Total Por Ano
20111920
20101797
20091653
20081543



Como podemos observar acima, alem da obvia alta competicao por um numero bem reduzido de vagas para residencia medica, podemos notar um numero cada vez maior de canadenses que estudaram no exterior entrando na competicao pelas mesmas vagas que os medicos estrangeiros.
Apesar de nao ter em minhas maos numeros mais recentes e atuais relativos aos anos de 2012 e 2013,  parece que os numeros tem sido ainda mais competitivos nos ultimos tempos.
Muitas pessoas imaginam que imigrando como medicos para o Canada ira garantir uma vaga no mercado de trabalho canadense. Infelizmente na pratica isso tem causado muitos transtornos e frustracoes para medicos brilhantes vindos de varios paises e com curriculos excepcionais.
Muitos desses profissionais acabam voltando para seus paises de origem ou pior acabam trabalhando em areas nao ligadas a sua formacao como medicos.
Enquanto isso, muitas familias canadenses continuam sofrendo com a falta de medicos disponiveis.
E importante lembrar no entanto que nenhuma estatistica pode jamais desencorajar pessoas determinadas a realizar seus sonhos de conseguir uma vaga de residencia medica no Canada.
Afinal, se eu fosse desanimar diante das estatisticas e dos "conselhos" dados por outros medicos que nao conseguiram entrar no mercado medico canadense certamente nao estaria aqui escrevendo esse post para pessoas que como eu acreditam na forca de seus sonhos.
Tenham um otimo fim de semana. Muita saude e paz!

2 comentários:

  1. Boa noite!

    Sou colega médico aqui no Brasil, Internista e Reumatologista, e tenho procurado informações sobre o exercício da medicina no Canadá. O teu blog e tua entrevista são alguns dos testemunhos mais recentes que encontrei publicados, e fiquei curioso em saber sobre como se sucedeu a tua emigração.

    Procurei vários blogs, comentários, sites e mesmo informações de agentes do governo, e as informações são algo desencontradas, quando não abertamente contraditórias - ao mesmo tempo que necessitam de médicos e sempre ouço relatos de finais felizes, existem muitos testemunhos de que é difícil de se inserir na comunidade médica, tanto por provas como pela discriminação, burocracia e investimentos altos do ponto de vista pessoal e financeiro.

    Já estive mais animado com a idéia, mas o pensamento de não conseguir exercer a medicina é assustador. Já pensei, antes de me informar, que até poderia deixar de praticar a especialidade e mudar para algo mais necessário, como medicina de família. Uma palestra inicial me animou sobre fazer reumatologia lá, mas não encontro outros testemunhos favoráveis.

    Qual era sua especialidade no Brasil? O quão complicado foi mudar?

    Desde já, grato!

    ResponderExcluir