sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COMO TRABALHAR COMO MEDICO NO CANADA

Tenho recebido muitas mensagens de colegas de profissao brasileiros que me perguntam sobre como vir para o Canada para trabalhar como medico e/ou fazer residencia medica nesse pais.
Muito bem, vou dedicar esse post a tentar ajudar a informar outros medicos interessados em trabalhar no Canada.
Como medico, voce tem as seguintes formas de vir para o Canada:
1.Fazer residencia medica, passar nas provas do Medical Council of Canada e da especialidade e obter sua licenca independente permanente (CRM local)--> minha escolha
2.Se candidatar para um Fellowship ( caso ja seja medico especialista). Nesse caso, voce nao precisa ser residente permanente nem precisa passar nas provas do Medical Council of Canada. Desvantagem: voce somente pode trabalhar durante o periodo de seu fellowship e apos a conclusao do mesmo deve retornar ao seu pais. Porem, alguns medicos brasileiros que estao no Canada tem sido contratados apos o termino de seus fellowships para continuar trabalhado no Canada. Desvantagem: os medicos contratados nessa situacao obtem uma licenca medica restrita, ou seja somente podem trabalhar no local determinado por seu contratante e podem ser convidados a voltar ao Brasil caso seu empregador nao queira renovar seu contrato de trabalho.
Para quem pensa no caminho do fellowship, basta entao contactar instituicoes universitarias canadenses que estejam oferecendo fellowships. Geralmente e necessario contactar os diretores de programa com muita antecendecia pois as vagas sao muito concorridas.
Caso voce decida pelo caminho mais longo porem mais definitivo o primeiro passo para trabalhar como medico no Canada deve ser o mais importante de todos: imigrar legalmente para o Canada.
 Isso e necessario porque nenhum programa de residencia medica canadense aceita medicos formados no exterior que nao sejam residentes permanentes do Canada.
Para imigracao, o sistema de imigracao canadense para profissionais e todo baseado em uma soma de pontos tais como a  fluencia na lingua, experiencia na area, etc.
O ponto de partida pode inclusive ser feito on line atraves do site oficial de imigracao do governo canadense: www.cic.gc.ca  Nesse link voce vai obter nao somente informacoes oficiais sobre as novas politicas de imigracao para o Canada como pode realizar o teste e saber se possui o numero minimo de pontos para imigrar para o Canada.
O segundo passo deve ser obter o reconhecimento de seu diploma atraves do portal especial do Medical Council of Canada: www.physiciansapply.ca . Nesse link voce pode obter todas as informacoes basicas sobre os passos para exercer medicina no Canada.
O terceiro passo deve ser a realizacao das provas exigidas por todos os medicos para poder se inscrever no programa de residencia medica no Canada.
Para isso basta acessar o site do medical council of Canada: www.mcc.ca para obter todas as informacoes necessarias para se inscrever para as provas.
Espero que essas informacoes sejam uteis para medicos e outras pessoas que pensam em vir para o Canada.
Um otimo fim de semana a todos. Saude!

39 comentários:

  1. Olá!

    Fiquei com uma dúvida pontual: digamos que eu esteja entrando com a documentação para imigração definitiva ao Canadá, ou já tenha ganho - antes de "sair definitivamente" do Brasil, posso pedir um Fellowship no Canadá?

    Ainda nessa linha: então, fazendo o fellowship no Canadá, e tendo o visto de residente permanente, posso fazer as provas? Tendo passado elas, existe a chance do fellowship reconhecer a minha residência no Brasil, se for na mesma área? (no meu caso, reumatologia)

    Obrigado!
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Muito legal seu blog.
    Qual material tu estudaste para passar na prova do Medical Council of Canada?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, muito interessante sua história, qual material estudou para a primeira prova???
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Dr, o senhor poderia explicar como conseguiu o PR antes de aplicar para a residência médica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fred,
      Eu imigrei legalmente em 2005. Ao imigrar voce consegue seu PR card. Apos imigrar e que me candidatei para a residencia medica. Alias, medicos formados fora do Canada somente podem se candidatar a uma residencia medica apos se tornarem residentes permanentes. Saude.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela rápida resposta!

      Sim, eu estou um pouco por dentro dos processos para a residência, em parte graças as suas portagens no blog :)

      Entretanto, minha dúvida é como o senhor conseguiu imigrar antes de aplicar para a residência médica. No meu entendimento, se faz necessário ter uma proposta de emprego/estudo para estar elegível. Entretanto, para aplicar no CaRMS é necessario ter o PR. Ou seja, uma coisa depende da outra! O senhor trabalhou em outra área aqui no Canada antes de aplicar para a residencia (conseguindo a imigração dessa forma)?

      Me desculpe pelas perguntas; mas esse me parece ser a maior dificuldade para imigração.

      Abraço

      Fred Villa-Chan

      Excluir
  5. Bom dia, tudo bem? Meu nome é Bruno e me formo em Medicina em menos de um mês. Infelizmente o diploma não tem mais saído como "médico", mas como "bacharel em medicina". Li alguns artigos sobre isso, mas não achei nenhuma lei que diz que médico (MD) tem maiores direitos que o bacharel (MBBS). Gostaria de saber, por favor, se o fato é verdade, ou seja, se não encontrarei maiores obstáculos para trabalhar no Canadá caso não tenha "médico" no meu diploma. Caso seja mais difícil, o senhor poderia, por favor, me enviar a legislação que discursa sobre tal assunto, afim de conseguir maiores argumentos com minha universidade para mudar o título expresso no diploma?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,
      Sinceramente nao acho que MD ou MBBS sejam um problema para voce. Acho porem que o mais dificil e conseguir a imigracao pois o governo canadense tem sido bastante rigoroso no processo de imigracao. Acho que seu primeiro passo deve ser acessar o site do governo canadense para se inteirar do processo de imigracao. Boa sorte e saude!

      Excluir
    2. Ok doutor, muito obrigado. O seu texto é um grande primeiro passo.
      Saúde!

      Excluir
  6. Boa tarde, tudo bem? Mais um dúvida: conseguir o visto de imigração permanente (primeiro passo) me fará ser considerado um cidadão canadense, com direito a usar o sistema de saúde e outros benefícios exclusivos aos cidadãos?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Ao se tornar residente permanente voce tem acesso a quase todos os mesmos beneficios que as pessoas com cidadania canadense exceto pelo direito de votar. Porem, apos cerca de 3 anos residindo no Canada, todo residente permanente se candidatar a cidadania canadense e se tornar cidadao canadense .

      Excluir
  7. Olá, eu estava lendo seu post e me surgiram algumas duvidas. Como você sabe, ao finalizar a faculdade de medicina aqui no Brasil você sai como clínico geral, porém, o mesmo não acontece no Canadá, onde é necessário fazer uma residência para atuar. Como trabalho é uma coisa muito importante para a imigração, como se dá o processo de imigração nesse caso, em que a pessoa não está apta para atuar na sua profissão? E, se não se importar, você imigrou através de qual processo?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe. Como voce sabe houve mudanca no processo de imigracao a partir do inicio de 2015. Quando imigrei, vim pelo processo de imigracao anterior no qual contavam pontos ( idade, educacao, experiencia, etc) porem nao era exigido oferta de emprego anteriormente, Vim atraves do processo Federal ( skilled worker) em 2005. Espero ter ajudado. Boa sorte.

      Excluir
  8. Caro colega
    Sou médico com título de especialista em medicina do trabalho.
    Há campo para esta especialidade aí no Canadá?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jorge,

      Infelizmente a especialidade de medicina do trabalho nao e reconhecida no Canada. Para trabalhar em Occupacional Medicine voce tem que fazer residencia nessa area.

      Excluir
  9. Olá colega!!! Adorei as dicas! Gostaria de tirar uma dúvida...
    Pelo que entendo você conseguiu imigrar em 2005 né.. ao entrar no país, já conseguiu trabalhar na área diretamente, ou somente depois da residencia? E já foi para lá com a residência garantida (você já tinha tudo preparado para realizar antes ou somente quando imigrou)? Enquanto residente, ganhava-se um salário, certo?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, sou medica cnefrologista e gostaria de saber sobre este campo ai no canada e se para atuar na especialidade necessito refazer a residência ai? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite, Eu gostaria de saber se ai no Canada tem o campo para a especialidade de genética médica... Vou fazer faculdade de medicina e quero fazer residencia ai no canada... e para trabalhar ai é só passar no Medical Council Of Canada ou tem mais algumas provas para fazer? e como eu tiro a licença permanente?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Dr.

    sou medica neurointenvista a 13 anos, fiz minha especializaçao no sirio libanes.

    Gostaria de saber por favor qual material voce estudou para passar nas provas ai?

    E tambem gostaria de saber desculpe me a pergunta quanto hoje ai no canada pagam por um plantao de 12 horas?

    Ai no canada funciona como aqui no Brasil periodo horarios?

    O medico ai tem direito a ferias tambem anuais? Porque aqui no Brasil voce sabe que para sairmos de ferias temos que pagar cobertura, obrigada pelas respostas.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não tenho residência médica, apenas formado em Medicina. Posso atuar no Canadá? Qual província facilita mais o processo? Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Ola Andre. Obrigado por sua mensagem e desculpe a demora em responder. Infelizmente o mercado para medicos formados no exterior como voce e eu tem ficado mais dificil nos ultimo anos em virtude das mudancas no processo de imigracao. Apenas medicos residentes permanentes no Canada podem se candidatar a revalidacao do diploma. Um bom site para voce se informar mais seriam:

    www.cic.gc.ca--> site do governo canadense sobre imigracao

    www.MCC.ca--> site to medical council of Canada, muito informativo sobre o processo de revalidacao

    www. carms.ca--> site oficial sobre todos os programas de residencia medica no Canada.

    Espero que essa informacao possa ajudar. Boa sorte

    Artur

    ResponderExcluir
  15. ola, gostaria de saber qual especialidade o senhor acha que tem mais possibilidades de conseguir emprego dentro do mercado canadense
    grande abraco

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Dr.! Gostaria de saber se as residencias medicas são pagas ou gratuitas? Desde ja obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
  17. Ola! parabens pelo Blog, é muito util. Sou cirurgiao vascular e quero muito ir para o canada. Tenho 3 perguntas: vc sabe algo a respeito do mercado de trabalho na area ? Qual a chance de eu fazer todo o processo de imigra;áo e nao conseguir uma vaga de residencia ? Qual é a remuneraçao da residencia ?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  18. Doutor, na opção 2, convidado a trabalhar também tem que passar nas provas do Medical Council, certo?

    ResponderExcluir
  19. Sempre quiz trabalhar no Canadá ou Estados Unidos para sair desse país onde só vence quem é corrupto ou ladrao, mas não falo inglês nem francês.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Meu marido é Neurologista, existe alguma prova de título para exercer a profissão aí, ou tem que fazer novamente a residência? No caso da opção ser a residência mesmo, existe um valor médio de bolsa? É possível trabalhar durante a residência? Grata

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pelas informações. Parabens por te tar ajudar com o que sabe e pela iniciativa de fazer a vida fora do pais. Durante o fellowship o senhor disse que é permitido trabalhar. Gostaria de saber, por favor, se é permitido trabalhar como especialista (no caso como cirurgiao plastico) enquanto faz o fellowship nessa área.

    Muitooo obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelas informações. Parabens por te tar ajudar com o que sabe e pela iniciativa de fazer a vida fora do pais. Durante o fellowship o senhor disse que é permitido trabalhar. Gostaria de saber, por favor, se é permitido trabalhar como especialista (no caso como cirurgiao plastico) enquanto faz o fellowship nessa área.

    Muitooo obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Sou formada em medicina, eu gostaria de imigrar para o Canadá. Sei que para atuar aí devo fazer uma especialização aí mesmo. É muito complicado? Qual a província que você recomenda?

    ResponderExcluir
  24. Sou médica, morei por 2 anos em Alberta para quando fiz um clinical fellowship. Na ocasiao tive uma filha, cidadã canadense. Voltei pro Brasil. Agora minha filha tem 10 anos e quero dar-lhe a oportunidade de uma vida melhor. Nao posso me queixar do aspecto financeiro da minha vida no Brasil, mas as condicoes de trabalho pioraram muito e estou considerando fazer residencia medica no Canada e ficar por ai uns 5 ou 6 anos. Essa regra de ter o PR antes só vale para quem quer ficar em definitivo (revalidação) ou para qualquer pessoa que queira aplicar para um programa de residencia?

    ResponderExcluir
  25. Sou médica, morei por 2 anos em Alberta para quando fiz um clinical fellowship. Na ocasiao tive uma filha, cidadã canadense. Voltei pro Brasil. Agora minha filha tem 10 anos e quero dar-lhe a oportunidade de uma vida melhor. Nao posso me queixar do aspecto financeiro da minha vida no Brasil, mas as condicoes de trabalho pioraram muito e estou considerando fazer residencia medica no Canada e ficar por ai uns 5 ou 6 anos. Essa regra de ter o PR antes só vale para quem quer ficar em definitivo (revalidação) ou para qualquer pessoa que queira aplicar para um programa de residencia?

    ResponderExcluir
  26. Boa Tarde, meu nome é Anyelle, sou médica residente em Saúde da Família, tenho planos de imigrar para o Canadá ao fim da residência, gostaria de saber de interpretei corretamente, no caso para que eu consiga trabalhar como médica seria por fellowship ou então de eu conseguisse entrar como trabalhadora de outra área atá conseguir visto definitivo. É isso?

    ResponderExcluir
  27. Saudações colega.
    Agradeço pelas informações.
    Pode me dizer se a residência médica no canadá é publica ou é paga?
    Grata

    ResponderExcluir
  28. Qual seu email? Gostaria de perguntar uma coisa passei em medicina

    ResponderExcluir
  29. Já estou me aposentando e pretendo ir morar no Canadá (meu filho já vive lá). Pergunta: Há alguma opção de trabalho em área afim à Medicina, mesmo que não seja clinicando?

    ResponderExcluir
  30. Olá, doutor! Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre atendimento médico. Posso lhe enviar um e-mail?

    ResponderExcluir