sábado, 26 de abril de 2014

A NOVA FACE DA COMPETICAO POR VAGAS NA RESIDENCIA MEDICA NO CANADA

Todos sabemos que o Canada possui uma medicina baseada na premissa do atendimento medico universal, gratuito e extensivo a toda sua populacao.
Para atender a todos, cabe ao governo o papel de maior pagador de todos os serviços de saúde: honorários dos médicos, internacao hospitalar, cirurgias, etc.
O que também e importante saber e que cabe também ao governo custear  o treinamento e o salario dos médicos chamados residentes ( embora alguns achem que "slaves" seria uma melhor denominacao...).
Assim e que todo medico formado em uma faculdade de medicina no Canada possui quase 100% de certeza que terá uma posicao assegurada em uma das vagas de residencia medica ofertadas através do CARMS ( Canadian residency matching service) o qual se encarrega de através de um complexo sistema informatizado de selecionar mais de 3200 novos médicos residentes todos os anos.
Porem, quando se trata de médicos com formacao no exterior, os chamados IMG's ( International medical graduates) os números são bem diferentes.
No ano de 2013, foram oferecidas no Canada todo cerca de 348 vagas para residencia medica para um total de 6800 candidatos médicos formados no exterior.
Olhando rapidamente a comparacao entre o numero de vagas oferecidas para os médicos formados por faculdade de medicina canadenses e o numero de vagas disponíveis para médicos formados em faculdade de medicina no exterior já seria suficiente para chocar a todos pela distorcao dos números.
Porem, isso ainda fica mais triste quando se conhece a real dimensão do problema. O Governo canadense reconhece como IMG todo medico formado em uma faculdade medica no exterior, não importando se esse IMG seja nascido e criado no Canada e tenha feito sua faculdade no exterior em decorrência da dificuldade extrema de ser aceito por uma faculdade de medicina em seu próprio pais.
Como decorrência disso, segundo um recente estudo realizado pelo famoso Simon Fraser Institute (Canada), existem atualmente cerca de 3600 cidadãos canadenses estudando medicina em faculdades na Inglaterra, EUA, Australia etc que desejam regressar e entrar em uma residencia medica no Canada.
Esses mesmos médicos, chamados de CSA ( Canadians Studying Abroad) vão competir com médicos estrangeiro  nascidos e formados em outras universidades pelas mesmas 348 vagas oferecidas para médicos formados no exterior.
Um artigo recentemente publicado no prestigiada publicacao da CMA ( Canadian Medical Association) afirma ser esse o prenuncio de uma situacao caótica tanto para CSA's como para IMG's.
Pior, em decorrência da falta da criacao de novas vagas na residencia medica para médicos formados no exterior, esses números alarmantes tendem a ficar ainda piores.
A medida que esses futuros médicos nascidos no Canada e que estao estudando medicina no exterior tentem ingressar na residencia medica através do sistema de vagas para IMG's/CSA's, a falta de equilibrio entre candidatos e vagas tende a alcançar níveis ainda mais estratosfericos.
Para quem tem planos de vir para o Canada para exercer a medicina, e importante que estejam a par desses fatos.
Não que isso seja um motivo para desistir de seus planos. Porem e necessário estar preparado para as eventuais dificuldades que irão encontrar antes de atingir seus objetivos.
Espero que essas informacoes ajudem a entender melhor a situacao atual da competicao por vagas para ingressar na residencia medica no Canada.
Um otimo fim de semana a todos.

6 comentários:

  1. Boa Tarde, doutor Artur.
    Sou colega sua, e comecei este ano na jornada da imigração. Estou na fase inicial,providenciando a documentação para aplicar para as provas do MCC.
    Pelo que entendi, o título do BRasil não vale, tem que obrigatoriamente fazer residencia, certo?
    Admiro muito sua atitude. Pessoas como o senhor servem de inspiração.
    Estou ciente das dificuldades que enfrentarei, e estou disposta a enfrentar todas.
    Obrigada por compartilhar conosco suas experiencias!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle, Obrigado por sua mensagem. Boa sorte em sua jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde doutor,

      Mesmo com título de especialista aqui, precisaria fazer residência no Canada? Sou Médica de Família.
      Grata.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir