sábado, 5 de abril de 2014

5 QUESTOES QUE VOCE E SEU MEDICO DEVEM CONVERSAR ANTES DE SOLICITAR EXAMES COM NECESSIDADE QUESTIONAVEL

Muitas vezes, pacientes procuram seus médicos com um sintoma na esperança que seu medico ira solicitar um exame que vai ajudar no diagnóstico e tratamento do mesmo.
Porem, na pratica medica do dia-a-dia, a solicitacão de exames desnecessários não apenas atrapalha na solucao de alguns problemas médicos como pode ainda causar efeitos potencialmente perigosos para a saúde dos pacientes.
Essa semana, uma campanha nacional lancada pela Canadian Medical Association (Associacao de Medicina Canadense) promove o debate de alguns testes que devem ser cuidadosamente discutidos entre médicos e pacientes antes de serem solicitados.
Em muitos casos, a falta de informacao e mesmo de dialogo leva a solicitacão de alguns testes que não apenas podem não ajudar a esclarecer o diagnóstico de uma doença como podem ainda causar mais danos que beneficios.
Chamada Choosing Wisely Canada (escolhendo com sabedoria), essa campanha reúne inúmeras recomendacoes para diversas especialidades medicas em termos de quais exames/testes solicitar ou evitar no cuidado das mais variadas condicoes medicas.
Seguindo esse principio, o College de Family physicians of Canada ( Sociedade Canadense de especialistas em Medicina da Família) em conjunto com a Canadian Medical Association( Associacao de Medicina Canadense) lançaram essa semana as 5 principais questões que pacientes e médicos devem se perguntar diante de algumas situacoes comuns na pratica medica. Seriam elas as seguintes:

1. Não solicitar raio x, Tomografias ou Ressonância Magnética para dores da coluna lombar a menos que existam sintomas clínicos preocupantes ("Red Flags") ou que a sintomas sejam mais duradouros que 6 semanas. Razoes: eles não fazem o paciente melhorar mais rápido e a radiacao de um simples raio x da coluna lombar pode aumentar os riscos de câncer em funcao da radiacao ( 75 vezes mais radiacao que um raio x do tórax por exemplo).
Quando solicitar os mesmos? Respostas: Historia pessoal de câncer, perda involuntária de peso, febre, infeccao recente, perda do controle da funcao intestinal ou urinaria, fraqueza ou dormência das pernas.

2. Não usar antibióticos para infeccoes das vias aéreas superiores que sejam possivelmente de origem viral ou que sejam auto-limitadas a menos que o sintomas persistam por mais de 7 dias. Apesar de ser difícil distinguir infeccoes virais de infeccoes bacterianas, apenas infeccoes que persistam por mais de 7 dias devem receber a prescricao de antibióticos. Muitas vezes, os antibióticos também podem ocasionar muitos efeitos colaterais perigosos para a saúde.

3. Não solicitar raios x do tórax nem eletrocardiogramas como exame de rotina em pacientes com baixos riscos para doenças cardio-pulmonares. Tais exames não apenas podem originar resultados falso-positivos levando a situacoes de estresse desnecessários para pacientes como ainda podem gerar a necessidades de mais exames por vezes invasivos os quais podem colocar a saúde do paciente em riscos desnecessários.

4. Não solicitar nem fazer exames preventivos de câncer de colo uterino (Pap Smear) em mulheres antes de 21 anos nem apos 69 anos de idade. Da mesma maneira, não faca Pap Smear preventivos anualmente em mulheres que tenham tido resultados normais anteriormente. As novas pesquisas indicam ser desnecessário a realizacao de Pap Smear anual em pacientes com resultados anteriores normais. Dessa maneira, o Pap Smear deve ser repetido a cada 3 anos em pacientes cujos resultados anteriores tenham sido normais.

5. Evitar a solicitacão de exames de alta complexidade e/ou desnecessários apenas com a finalidade de prevencao. Muitas vezes, falsos resultados podem desencadear a solicitacão de mais exames, alguns por vezes invasivos e com potencial para causar danos a saúde. Cada paciente deve conversar com seu medico para individualizar os exames que de fato vão contribuir efetivamente para a prevencao de doenças.

Como podemos ver, trata-se tao somente de usar o bom senso na hora de conversar com seu medico sobre os problemas que lhe afligem. Muitas vezes a tradicional combinacao da anamnese ( historia clinica) acompanhada pelo exame físico e suficiente para obter um diagnóstico preciso capaz de orientar o melhor tratamento. A medicina de alta qualidade deve priorizar a interacao medico-paciente como a mais importante ferramenta diagnóstica para todos os problemas de saúde.

A Associacao Medica do Canada (CMA) em parceria com o Governo do Canada disponibiliza um website: http://www.choosingwiselycanada.org/ que dispõe de muitas informacoes sobre o tema.

Um ótimo fim de semana a todos. Muita saúde e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário