sábado, 19 de abril de 2014

DIETA KETOGENICA: UMA NOVA OPCAO NO TRATAMENTO DO CANCER?

A despeito das novas terapias e medicamentos usados no tratamento de diversos tipos de câncer, pouco se conhece sobre as celulas cancerígenas de fato. Muitas das novas descobertas são totalmente direcionadas para o diagnóstico do câncer e/ou para o tratamento do mesmo uma vez diagnosticado.
Muito pouco entretanto se conhece sobre o metabolismo das celulas cancerígenas, assim como quais suas caracteristicas que as tornam tao perigosas e mortais para o organismo .
Recentemente, uma nova "corrente" de pesquisas tenta entender mais sobre os mecanismos através dos quais as celulas cancerígenas se multiplicam.
A partir dessa premissa, alguns pesquisadores tais como o Dr Dominic D'Agostino, professor da University of South Florida (EUA) passaram a estudar a hipótese de que os diversos tipos de câncer talvez sejam originados por problemas no metabolismo celular e não por alteracoes genéticas como ate então estava sendo considerado.
Partindo da ideia de que o câncer seja uma doença metabólica, pesquisadores como o Dr D'Agostino descobriram uma diferença básica entre as celulas saudáveis e as celulas cancerígenas: umas podem viver tanto com glicose como com produtos do metabolismo chamados corpos cetônicos, enquanto as celulas cancerígenas sobrevivem somente quando "alimentadas" com glicose.
A partir dessa descoberta, novos estudos em andamento tanto com cobaias de laboratório como com pacientes em estado avançado de câncer tem utilizado uma variacao da dieta da proteína chamada de dieta ketogenica.

O QUE E A DIETA KETOGENICA

Pode-se resumir a dieta ketogenica a  uma dieta com muito pouco carboidratos, com pequena porcoes de proteínas ( não mais de 30 gramas por refeicao) e grandes quantidades de gordura ( manteiga, nozes, óleo de oliva, óleo de coco, abacate, etc).
Essa mesma dieta já vinha sendo utilizada com sucesso há muitos anos no tratamento de diversas patologias tais como o Diabetes, A Síndrome do Transtorno de Atencao e mesmo ate no combate a crises convulsivas-epilépticas resistentes a tratamentos médicos convencionais.

COMO FUNCIONA A DIETA KETOGENICA

Ao eliminarmos os carboidratos e açucares da dieta, diminuímos a producao de glicose e consequentemente a producao de insulina os quais são conhecidos como agentes pro-inflamatorios.
Ao contrario das celulas normais, as celulas cancerígenas somente conseguem viver e se reproduzir quando "alimentadas" com glicose vinda da alimentacao rica em carboidratos e açucares.
Ao "cortar" essa fonte de energia, as celulas cancerígenas não conseguem se reproduzir, podendo inclusive morrerem em decorrência dessa falta de glicose.

Interessante mencionar o nome de Otto Warburg, um fisiologista alemão o qual ganhou o premio Nobel em 1931 por suas descoberta de que as celulas cancerígenas possuem mitocôndrias "defeituosas" as quais somente sobrevivem com glicose. Suas descobertas ficaram esquecidas por décadas apos a "descoberta" das dietas low fat e com alto teor de carboidratos "saudáveis".

E possível que ainda leve algum tempo ate que novas evidencias cientificas possam nortear a forma como estamos tratando pacientes com câncer. Porem, gostaria de deixar uma mensagem de esperança  para quem esta lutando contra doenças como o câncer e o diabetes. Talvez pequenas atitudes tais como uma mudança na alimentacao possam representar bem mais que uma silhueta mais elegante e bem apresentavel. Quem sabe a solucao para muitos dos problemas mais graves da raca humana não possam ser quem sabe controlados por algo tao simples como uma mudança em nossa alimentacao.

Espero que todos tenham um ótimo fim de semana. Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário