sábado, 3 de maio de 2014

GORDINHO POREM SAUDAVEL??...POUCO PROVAVEL SEGUNDO NOVO ESTUDO

Em um mundo onde a obesidade assume proporcoes epidêmicas e potencialmente perigosas para o futuro das novas geracoes alguns médicos e mesmo algumas pessoas famosas na mídia tentam passar a ideia de que pessoas obesas e/ou acima do peso ideal possam apesar de tudo desfrutar de uma vida saudável e longeva.
Infelizmente para todos nos, essa afirmacão parece estar errada. Isso e o que foi descoberto por um estudo recém publicado na famosa revista medica " Journal of the American College of Cardiology".
Realizado por pesquisadores Coreanos, o estudo analisou aproximadamente 15.000 adultos e chegou a conclusão de que a simples presença do excesso de peso parece aumentar muitas vezes os riscos de doenças cardíacas, mesmo em pessoas em teoria "saudáveis" sem sintomas ou sinais de doenças cardio-vasculares .

COMO FOI FEITA A PESQUISA?

Durante a realizacao dos "Check up's" anuais, os participantes da pesquisa, todos entre 30 e 59 anos de idade foram avaliados quanto a formacao de placas de calcio no interior das artérias do coracao utilizando uma tomografia especial do coracao ( Coronariotomografia). Para cada participante do estudo uma estimativa do CAC ( coronary artery calcium scores - percentual de deposito de calcio nas artérias  coronarianas) foi calculada através do uso da Coronariotomografia. A utilizacão dos depósitos de calcio pode ser utilizada como instrumento para demonstrar os estágios iniciais da doença coronariana ( aterosclerose coronariana sub-clinica), mesmo antes do aparecimento de sintomas/sinais de doença cardio-vascular.
Os resultados demonstraram claramente que as pessoas com excesso de peso e/ou obesas ( classificadas pelo índice de massa corporal - IMC), possuíam níveis de CAC muito acima das pessoas não obesas, colocando essas mesmas pessoas em um grau de risco para doenças cardio-vasculares muito acima dos indivíduos com IMC considerados normais (18.5 -24.9).

O QUE FAZER ENTÃO?

Apesar da resposta obvia, e importante que seja dito que não existe ainda uma cura permanente para a obesidade. Na minha opinião, devemos encarar a obesidade como uma doença cronica que pode ser controlada porem não pode ser curada. Agindo dessa maneira, devemos estar sempre em vigilância e alerta constante contra a obesidade.
Toda e qualquer dieta para perder peso e valida e deve ser tentada. Para cada pessoa, existe uma determinada dieta que parece funcionar melhor. Nesse caso, e importante mirar no objetivo final e não nos meios para se conseguir esse objetivo.
E importante encarar a obesidade como uma doença cronica tal e qual a hipertensão arterial e o diabetes. Nessa luta, todos devemos estar cientes de nossas escolhas: de um lado todos os sacrifícios para perder peso e evitar doenças graves e fatais relacionadas com a obesidade (Infarto, derrames, diabetes, hipertensão arterial, etc.),do outro lado, a inercia de não fazer nada e aceitar passivamente uma vida mais curta e certamente mais sofrida ocasionada pelos sintomas das mesmas doenças/condicoes medicas citadas anteriormente.
Porem, o mais importante fato demonstrado por esse estudo e a comprovacao de que não existe o "gordinho" saudável que pode comer o que gosta e ainda assim estar "imune" as doenças ligadas a obesidade/sobrepeso.
A escolha de fato e nossa, feita diariamente. As consequencias também são escolhidas por todos nos dia apos dia.
Pense, reflita e se achar útil passe essa informacao a quem precisa de ajuda.. Um ótimo fim de semana a todos.


Um comentário: