sábado, 27 de setembro de 2014

RESULTADOS 2014 DOS APROVADOS NO PROGRAMA DE RESIDENCIA MEDICA NO CANADA

Todos os anos existe uma selecao de medicos que vao iniciar um programa de residencia medica no Canada. Este programa chamado CARMS ( Canadian resident matching services) abrange todos os medicos  formados no Canada e tambem no exterior. Apenas medicos formados no Canada ou imigrantes ja legalizados no pais podem se inscrever no processo de selecao.
Atraves de um programa de computador que utiliza algoritmos matematicos precisos e complexos, todos os candidatos escolhem e sao escolhidos para uma das vagas oferecidas para a residencia medica.
Os numeros para a selecao do CARMS 2014 finalmente foram divulgados. O numero de candidatos inscritos incluindo medicos formados no Canada, EUA e em outros paises somaram juntos mais de 5200 candidatos.
 Desse grupo  2900 eram medicos formados no Canada, 41 eram medicos formados nos Estados Unidos e 2318 eram medicos formados em outras universidades fora do Canada e Estados Unidos (IMG's).
Esse grande numero de candidatos competiam pelas seguintes vagas:

- 2989 vagas exclusivas para medicos formados no Canada e EUA. Concorriam a essas vagas cerca de 2900 medicos canadenses e 41 medicos formados nos EUA.

- 346 vagas exclusivas para medicos formados no exterior ( medicos estrangeiros formados em universidades no exterior e canadenses que formaram em universidades no exterior). Concorriam a essas vagas cerca de 2318 candidatos.

 Como podemos facilmente observar, todos os medicos formados no Canada tinham assegurada uma vaga em um dos programas de residencia medica. Isso demonstra um grande cuidado com a formacao dos medicos que irao entrar no sistema de saude canadense.
Infelizmente, o numero de vagas oferecidos tanto para medicos estrangeiros formados no exterior como tambem para cidadaos canadenses que fizeram universidade de medicina no exterior continua sendo insuficiente e isso torna a competicao muito mais acirrada e o processo de ingresso na residencia medica muito estressante.

Assista a seguir um video que esclarece ainda mais os resultados do CARMS 2014.
Espero que esse post possa adicionar informacoes bem recentes e relevantes sobre o momento atual do processo de selecao para residencia medica no Canada.




Saude e sucesso a todos!!


5 comentários:

  1. Bom dia! Parabéns pelo Blog! Sou colega médico, com grande experiência em clínica médica e especialidade em medicina do trabalho e perícias médicas. Morei em Toronto, como imigrante legal, em de 1987-89, mas nessa época era apenas um garoto. Sempre fui apaixonado por essa terra, e nutro um sonho de trabalhar como médico no Canadá. Estive vendo essa possibilidade há uns anos mas era muito complexo o processo. Como está hoje? Quais as etapas e as chances para exercer a profissão no Canadá? Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo
      Obrigado por sua mensagem e desculpe a demora em responder.
      Acho que o primeiro passo dever ser conseguir seu PR card ( residencia permanente no Canada). Alguns de meus posts tratam dessas etapas. Infelizmente a especialidade clinica medica nao e reconhecida por aqui. O mais proximo seria a medicina da familia, a qual precisa de 2 anos de residencia medica realizada no Canada ou EUA ou IrlandaéInglaterra ou Africa do Sul ou Australia. Qualquer duvidas estou as ordens.

      Excluir
    2. Obrigado pelas orientações! Há serviço para médico do trabalho no Canadá? Existe essa especialidade e demanda no país? Um forte abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde, tenho um blog de sobre diabetes e gostaria de saber como é o tratamento de diabetes no Canadá.
    Todos tem direito pelo SUS a que tipo de insulina?
    O SUS custeia a bomba de insulina bem como seus insumos?
    Existe um protocolo de tratamento?
    Agradeceria as informações, é para um publicaçao no blog
    http://eumeufilhoeodiabetes.blogspot.com.br/
    meu email srubian@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sarah

      Obrigado por sua mensagem. O Tratamento da diabetes no Canada e parece ser semelhante ao tratamento oferecido pelo Brasil. As bombas de insulina sao custeados integralmente pelo governo. Porem, os medicamentos apenas sao gratuitos para quem esta na linha da pobreza e recebe dinheiro do governo. Tambem sao oferecidos gratuitamente para idosos acima de 65 anos de vida.
      Fora isso as pessoas tem que custear seus proprios medicamentos. O atendimento medico com o endocrinologista e gratuito tambem. Espero ter ajudado. Boa sorte e saude.

      Excluir