domingo, 26 de outubro de 2014

Romã: uma fruta com caracteristicas de medicamento

Romã ( pomegranate em inglês), e considerada uma das mais antigas frutas da humanidade.

Na antiguidade já era conhecida por vários povos, sendo inclusive citada por Shakespeare em sua famosa obra literária "Romeu e Julieta"
Originaria de países do oriente médio, a romã pode ser encontrada atualmente em quase todos os países. Nos países do hemisfério norte e encontrada em quantidade abundante entre os meses de Setembro ate Fevereiro enquanto nos países do hemisfério sul pode ser encontrada em maior quantidade nos meses de Marco a Maio.
O que poucas pessoas sabem e que a romã possui inúmeras propriedades terapêuticas as quais atualmente estão em fase de pesquisa.
Gracas a uma grande quantidade de anti oxidantes, a romã vem sendo motivo de vários estudos científicos para o tratamento de diversas patologias.
Apenas no site da PUBMED ( biblioteca cientifica virtual mantida pelo governo americano) encontramos mais de 1000 trabalhos científicos já publicados com a romã.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Alem de excelente fonte de vitamina C e vitamina K, a romã possui ainda inúmeras propriedades terapêuticas gracas a uma enorme quantidade de anti oxidantes.
Ate o ano de 2013, cerca de 44 experimentos científicos clínicos (clinical trials) com a romã estavam registrados junto ao NIH ( National Institutes of Health/Institutos Nacionais de Saúde) orgão do governo americano para o desenvolvimento de pesquisas cientificas na área medica.
Dentre os estudos em andamento podemos citar a utilizacão da  romã nas seguintes condicoes medicas:
- Combate a hiperplasia da próstata
- No tratamento do câncer de próstata
- No tratamento do diabetes
- No tratamento das doenças cardio-vasculares
- Combate ao Linfoma
- Tratamento da Osteoporose
- Tratamento da infertilidade masculina
- Tratamento da disfuncao erétil 
- Combate a osteoporose
- Prevencao da perda de memoria e envelhecimento do cérebro

Composicao nutricional por 100 gramas de sementes de romã   :



Energy346 kJ (83 kcal)
18.7 g
Sugars13.67 g
Dietary fiber4 g
1.17 g
1.67 g
Vitamins
Thiamine (B1)
(6%)
0.067 mg
Riboflavin (B2)
(4%)
0.053 mg
Niacin (B3)
(2%)
0.293 mg
(8%)
0.377 mg
Vitamin B6
(6%)
0.075 mg
Folate (B9)
(10%)
38 μg
Choline
(2%)
7.6 mg
Vitamin C
(12%)
10.2 mg
Vitamin E
(4%)
0.6 mg
Vitamin K
(16%)
16.4 μg
Trace metals
Calcium
(1%)
10 mg
Iron
(2%)
0.3 mg
Magnesium
(3%)
12 mg
Manganese
(6%)
0.119 mg
Phosphorus
(5%)
36 mg
Potassium
(5%)
236 mg
Sodium
(0%)
3 mg
Zinc
(4%


Como podemos observar, essa fruta de ótimo sabor e de grande possibilidade terapêutica deveria ser parte integrante de nossas vidas. Por não ser "patenteável" e pouco provável que você venha a receber maiores informacoes através da grande mídia pois os grandes laboratórios farmaceuticos não tem muito interesse em produtos naturais os quais não possa ser convertidos em medicamentos.
Porem, minha sugestão e que a próxima vez que for ao supermercado, pense com bastante carinho na romã. Uma antiga fruta que pode ajudar ( e muito) a melhorar sua saúde e mesmo combater muitas doenças. Saúde e paz a todos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário