sábado, 11 de outubro de 2014

RESIDENCIA MEDICA EM MEDICINA DA FAMILIA: UM DESAFIO PROFISSIONAL QUE VALE A PENA

Muitas pessoas me perguntam sobre como vir para o Canada para trabalharem como medicos. Alguns acreditam que podem vir para o Canada e querem trabalhar como medico da familia enquanto revalidam suas credenciais medicas ou mesmo acreditam que medicina da familia seria o equivalente a um clinico geral no Brasil.
Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto e ajudar quem planeja vir para o Canada resolvi escrever esse post.

O QUE E MEDICINA DA FAMILIA?

Tanto no Canada como em outros paises como os EUA, Australia e Inglaterra, medicina da familia e uma especialidade medica. Ao contrario do "clinico geral", o medico da familia precisa fazer uma residencia medica de pelo menos 2 anos e precisa passar em uma prova escrita-pratica realizada pela Sociedade de medicina da familia antes de receber o titulo de especialista em medicina da familia
 ( CCFP/Certification in the College of Family Physicians) antes de poder trabalhar como medico da familia.

O QUE E A RESIDENCIA EM MEDICINA DA FAMILIA?

No Canada, a residencia medica em medicina da familia dura pelo menos 24 meses. Durante esse periodo, cerca de 8 meses devem ser realizados especificamente em uma unidade universitaria de medicina da familia, Alem desse periodo, os residentes devem receber treinamento e estagios obrigatorios nas seguintes especialidades :
- Medicina interna
- Ginecologia e Obstetricia
- Pediatria
- Cirurgia geral
- Psiquiatria
- Geriatria
- Medicina Paliativa
- Medicina de Emergencia

Alem desses estagios obrigatorios, o residente em medicina da familia precisa passar pelos menos 2 meses de sua residencia medica em uma area considerada rural, prestando servicos medicos para uma comunidade no interior do pais.

Em cada desses treinamentos o residente em medicina da familia e avaliado diariamente por seus preceptores e periodicamente recebe "notas" sobre seu desempenho nas diversas areas de treinamento. Isso torna o processo de aprendizado dinamico e qualquer reprovacao em um dos estagios/treinamentos leva a exclusao sumaria do residente do programa de residencia medica.

CERTIFICACAO EM MEDICINA DA FAMILIA

Apos a conclusao da residencia medica, o residente precisa entao passar em uma prova escrita-oral-pratica feita pelo College of Family Physicians of Canada ( CFPC).
Obviamente para chegar a esse ponto o residente em medicina da familia dever ter passado antes por todos os exames obrigatorios pelo Medical Council of Canada ( MCCEE/para medicos estrangeiros, MCCQE1 e  MCCQE2).

COMO E FEITO O EXAME PARA ESPECIALISTA EM MEDICINA DA FAMILIA?

O exame na verdade consiste em 3 partes distintas realizadas em 3 dias :

1. Prova escrita, realizada em 6 horas de duracao com perguntas sobre medicina da familia, pediatria, cirurgia, psiaquiatria, medicina interna, geriatria, medicina de emergencia, medicina paliativa, ginecologia e obstetricia.

2. Prova pratica, OSCE ( Objective Structured Clinical Examination), a qual consiste em 8 exames clinicos, cada um com 10 minutos de duracao e nos quais atores treinados simulam uma situacao clinica real e onde a performance do candidato e avaliada por 2 examinadores diferentes em cada uma das 8 situacoes clinicas.

3. Prova pratica, SOOS (Simulated Office Oral Exams), a qual consiste em 4 encontros clinicos considerados complexos, cada um com cerca de 15 minutos de duracao, e no qual os candidatos tem que lidar com situacoes clinicas mais complexas. Diferentes dos OSCES, os SOOS testam alem da proficiencia clinica. Eles tentam avaliar a capacidade do medico de raciocinar sob pressao sobre temas complexos como o suicidio, aborto e problemas complexos como cancer, etc.

 E APOS A CERTIFICACAO DE ESPECIALISTA?

Todo medico da familia no Canada e EUA e obrigado a manter sua certificacao atraves do programa de educacao medica continuada, o qual exige sua constante presenca em cursos, congressos e aprendizado online para a manutencao de seu certificado de especialista em medicina da familia.
Para isso todo especialista em medicina da familia precisa atingir um minimo de 250 creditos em cada periodo de 5 anos para manter sua certificacao de especialista.


Espero que esse post possa ajudar quem esta planejando vir trabalhar como medico no Canada. Apesar de extremamente complexo, trabalhar como medico no Canada tem sido uma experiencia maravilhosa e certamente tem me ajudado muito a perceber que uma profissao tao nobre como a medicina exige nada menos que 110% de todos os medicos. Nada e mais compensador que descobrir que podemos fazer a diferenca nas vidas de nossos pacientes... ainda que apos quase 25 anos de formado em medicina. Um otimo Cirio a todos os paraenses e um otimo fim de semana a todos.

18 comentários:

  1. Quanto ganha um médico residente no Canada? Tem como ir com a família e se sustentar com esse dinheiro?

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Um medico residente ganha cerca de $45.000 anuais. Infelizmente acho que nao e suficiente para sustentar uma familia. Porem, e suficiente para uma pessoa sem familia viver decentemente.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Primeiramente, queria parabenizá-lo pelo blog. Está me ajudando muito. Mas mesmo lendo os sites do conselho de medicina canadense e da imigração ainda tive algumas dúvidas.

    Gostaria de saber se há como revalidar uma especialização daqui do Brasil para o Canadá, sem ser preciso fazer uma nova residência. Por exemplo, fazer residência de Anestesiologia aqui no Brasil e depois trabalhar como anestesiologista aí no Canadá.

    Outras dúvidas são: quais residências posso fazer no Canadá? apenas Medicina da Família? Em que parte do processo poderia escolher qual residência irei fazer?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Ola..primeiramente parabnes pelo blog
    Estou me formando em medicina esse ano e pretendo fazer residencia de cirurgia
    Fiquei com algumas duvidas em relacao a pesquisas q fiz...li que émuito dificil um imigrante conseguir um match no carms sem carta de recomendacao...voce possuia carta de recomendacao?? Quanto tempo levou ate conseguir o match em medicina da familia??
    Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá! Faço medicina de família (residência) no Brasil. Como seria pra revalidar no Canadá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniella,

      Para revalidar a residencia em medicina da familia voce deve refazer a residencia medica aqui no Canada. Porem, para isso voce deve ter realizado todo o processo de imigracao.

      Excluir
    2. Como é o processo de revalidação da residência?

      Excluir
    3. Olá tenho a mesma dúvida que a Daniella! Vou começar esse ano a residência de Medicina da família no Brasil e gostaria de saber se posso aproveitar para revalidar no Canadá após conclusão. Grata.

      Excluir
    4. Oi Daniella, creio pelo que li não ser possível revalidar a residência brasileira no Canadá.
      Pelo pouco que conheço, os canadenses reconhecem além das residências feitas no Canadá, somente as residências feitas nos Estados Unidos.
      Você teria que primeiramente imigrar para o Canadá, isto é, ter um visto específico para poder aplicar para os testes de Residência, além de também já ter feito a revalidação do diploma. Cheque as demais postagens nesse blog com as informações específicas sobre esses processos. Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Olá! Tenho 30 anos, sou médica e estou amadurecendo a idéia de ir morar no Canadá. Acho q seria uma oportunidade excelente para criar minha filha, com segurança e boa educação q nosso país nao oferece. Ilusão?? No entanto gostaria de poder exercer a medicina aí, ando olhando suas publicações, mas ainda fiquei com algumas duvidas. Não tenho residência médica, e pelo q li não valeria a pena fazer aqui para reaproveitar aí. Gostaria muito de saber se médicos SEM residência médica teriam alguma oportunidade de emprego no Canadá???? Existe residência de Psiquiatria por aí e o quão difícil seria?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Por favor, como inicio o processo de imigração, sendo médico brasileiro?
    Muito obrigado
    Felipe

    ResponderExcluir
  8. Oi Dr Arthur.
    Mais um dúvida por favor.
    No caso dos testes MCCQE existe algum material didático próprio? Pq no meu caso como especialista há algum tempo, fiquei a f astado das grandes áreas da medicina. Ainda assim seria possível passar ou é extremamente difícil?
    Obrigado,
    H. Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,

      Muitos que estudam para os testes utilizam um livro chamado toronto notes. Esse livro e muito conhecido e utilizado por medicos no Canada. Boa sorte

      Excluir
    2. Ola,

      Muitos que estudam para os testes utilizam um livro chamado toronto notes. Esse livro e muito conhecido e utilizado por medicos no Canada. Boa sorte

      Excluir
  9. Dr, meu nome é Rafael. Sou médico de família e gostaria de realizar um estágio de três a seis meses no Canadá a fim de aprimorar o inglês e conhecer o sistema de saúde canadense. Agradeço se puder indicar contatos.

    ResponderExcluir
  10. Dr, meu nome é Rafael. Sou médico de família e gostaria de realizar um estágio de três a seis meses no Canadá a fim de aprimorar o inglês e conhecer o sistema de saúde canadense. Agradeço se puder indicar contatos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou medica residente em medicina de familia. Gostaria de fazer meu estagio optativo no canada. Como funciona o processo?

    ResponderExcluir
  12. Olá, vou me formar em medicina aqui no Brasil, mas gostaria de saber se é possível fazer minha residência no Canadá .

    ResponderExcluir